sexta-feira, 22 de outubro de 2010

pão do maridão






ESTE PÃO É UMA RECEITA DA MINHA AMIGA (ADELAIDE) DA COMUNIDADE DE CULINARIA , ESTA RECEITA É ÓTIMA ... JA PERDI AS CONTAS DE QUANTAS VEZES FIZ EM CASA E NA CASA DAS AMIGAS...RSRSRS, VALE APENA FAZER É UMA DELICIA DE PÃO AGRADEÇO A ADELAIDE POR SUA GENEROSIDA DE COMPARTILHAR ESTA RECEITA !!!

Pão do Maridão

Ingredientes:
4 xíc. de farinha de trigo especial (esta quantidade é para o passo 1)
1 colh. (sopa) de fermento seco para pão
4 colh (sopa) de açúcar
2 xíc. de água morna
100g. de banha de boa qualidade derretida e em temperatura ambiente
1 xíc. de leite morno
1 ovo levemente batido (apenas misturado)
1 e 1/2 colh. (sopa) de sal

Observação: Uso xícaras grandes, com capacidade de 250ml.
1- Coloque a farinha em uma bacia grande, faça um buraco no meio e coloque o fermento, o açúcar, a água e com as pontas dos dedos vá misturando com a farinha das laterais e fazendo um mingauzinho ralo. Tampe com um pano e deixe crescer até formar uma esponja. Enquanto isso, derreta a banha para que esfrie.

Coloque os outros ingredientes e misture. Vai ficar grudento. Coloque farinha na bancada, coloque a massa e vá integrando farinha aos poucos, até que desgrude das mãos e fique uma massa elástica (atenção! não pode ficar muito mole. Eu deixo bem firminha. Não é dura! Entendeu?rs). Isso é rápido. Não precisa ficar sovando. Deixe descansar por 30m. Amasse por mais 1 minuto e corte em 3 pedaços. Estique cada um deles com o rolo de macarrão e enrole. Coloque os 3 pães em forma retangular grande, untada com banha (assim sua forma nunca ficará encardida). Cubra com um pano (uso pano de prato porque é leve) e deixe crescer até dobrar de volume (eu deixo até quase cair da forma-como é uma massa firme, não tem perigo de cair dentro do forno).
Forno pré aquecido 200 graus até ficar bem douradinho. No meu forno demora mais ou menos 1 hora.

Dicas:
1- Antes de colocar para crescer, faço em cada um deles, 3 cortes em diagonal e peneiro farinha de trigo.

2- Tiro os pães do forno e coloco sobre 3 esteiras de madeira forradas com pano, cubro com pano, coloco plástico (para ficar bem macios) e uma toalha de mesa dobrada em cima. Depois de 1 hora, retiro o plástico e deixo esfriar cobertos com pano e toalha.

3- Se quiser congelar, coloque em sacos plásticos e coloque no freezer. Para descongelar, é só tirar, embrulhar em um pano e deixar em temperatura ambiente. É como se tivesse feito no dia.

16 comentários:

  1. ola bom dia!
    os meus parabens por este magnifico pão, adorei a receita elevo-a comigo, os emus parabens pelo seu trabaljo, beijinhos
    Beth

    ResponderExcluir
  2. Querida Sara, por ser adoradora do seu blog lhe ofereço um selinho no meu. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. olá!!parabéns!!receita maravilhosa...a banha e banha e não manteiga,a banha seria da sadia,sou aprendiz..
    caroliny,

    ResponderExcluir
  4. ola caroliny... obrigagada pelo recadinho, então é banha mesmo , da sadia ou de uma marca boa que vc preferir e faz a diferença viu ,pode testar que ira aprovar ...bjos

    ResponderExcluir
  5. beth querida... que bom que gostou faça e depois me diz se aprovou ...bjim!

    ResponderExcluir
  6. Elga... que legal que gosta do meu blog... fico bem feliz por ter pessoas que admiram meu trabalho e esta sempre por aqui ... e venha sempre me visitar ok...bjokas

    ResponderExcluir
  7. olá!!sara!!muito obrigada!!pela dica!!queria muito receber suas atualizações,como faço não tem e-mail.seu aqui,e nem,feeds,para subscrever,e-mail,..caroliny!
    advogada_-juridico@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que pão maravilhoso!
    Suas receitas são ótimas!

    andreaquitutes.blogspot.com/

    Andréa...

    ResponderExcluir
  9. Olá Sara gosto muito de suas receitas ja fiz algumas todas maravilhosas, que Deus te abençoe, bom nao entendi bem a quantidade de farinha do pao maridao, vc diz esse é só para 1 passo , quanto de farinha que usa mesmo, e o fermento é o granulado? bjusss

    ResponderExcluir
  10. Jesus do Céu, deixa eu sair logo deste blog, pois já estou engordando com tantas delícias.

    ResponderExcluir
  11. moro na alemanha e vivo fazendo receitas de sites do brasil...e meu modo de ainda me sentir no meio,vou fazer esse pao depois conto ficou bjs :obrigada

    ResponderExcluir
  12. Menina seu blog e uma delicia de navegar ,vou estar sempre por aqui, e fazendo suas receitas e claro .De uma passadinha la no meu blog se gostar me siga.Ele ainda e bb mais quero que fique tão bom quanto ao seu .BJN

    ResponderExcluir
  13. Oi Sara..vou fazer este pao amanha,vamos ver se da certo!!?? So umas duvidas,se nao tenho banha,posso substituir por manteiga sem sal,ou vegetal?
    Moro nos Estados Unidos,e nunca vi banha por aqui..
    Espero resposta,adorei seu blog,vou sempre te visitar..
    beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  14. Adriana,

    Oi Sara... Eu gostaria de saber se a banha serve só para untar a forma, ou se ela vai para receita também, parte que você diz "coloque os outros ingreidentes e Misture".
    Grata,

    ResponderExcluir
  15. Oiii sara...tambem queria saber se a banha é só para untar ou vai
    na receita tambem
    bjuuss...obrigada

    ResponderExcluir
  16. Maravilhosa essa receita da nossa amiga Adelaide. Faço sempre aqui em casa e uso a banha de torresmo, na receita da massa.Dá certinho. Abraços.

    ResponderExcluir