quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Reflexões, parábolas e provérbios.




A RATOEIRA

Um rato, olhando pelo buraco na parede, viu o fazendeiro e a mulher abrindo um pacote.
Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado.
Correu ao pátio advertindo a todos:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!
A galinha, disse:
- Desculpe-me, sr. Rato. Eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato foi até o porco e lhe disse:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!
- Desculpe-me, sr. Rato, disse o porco. Mas, não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar.
Fique tranqüilo. O senhor será lembrado nas minhas preces.
O rato dirigiu-se, então, à vaca. Ela, num muxoxo, disse:
- Uma ratoeira? Isso não me põe em perigo...
Então, o rato, cabisbaixo, voltou para a casa para encarar a ratoeira.
E naquela noite, ouviu-se um barulho!
Meu Deus, era a ratoeira pegando sua vítima!
A mulher do fazendeiro correu para ver o que estava lá.
No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa.
E a cobra picou a mulher...
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.
Para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha.
O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.
Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.
A mulher não melhorou e acabou morrendo.
Muita gente foi ao funeral.
Para alimentar todo aquele povo, o fazendeiro, então, sacrificou a vaca!

Moral da história:
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco!!

Numa comunidade...o problema de um é problema de todos.


mais uma para meditar!!!
"LIVRE-SE DAS BATATAS"

Um professor pediu aos alunos q levassem uma sacola de plástico.
No dia seguinte, disse a eles q separassem uma batata p/ cada pessoa de quem tinham mágoa, escrevessem seu nome nelas e as colocassem dentro da bolsa.
Os alunos obedeceram,mas ñ entenderam.
Algumas sacolas ficaram pesadas.
Ele explicou q, durante uma semana, onde quer q fossem, levassem-nas junto.
À medida q o tempo passava, as batatas iam se estragando. Tb o incômodo de andar com a bolsa o tempo todo mostrava as crianças, a cada momento, o qto a mágoa pesa e é difícil de carregar.
Isso sem falar q, ao voltarem a atenção p/a escola,a fim de ñ esquecê-la, eles deixavam de se concentrar em coisas importantes.

Moral da história- É alto o preço q se paga,todos os dias, qdo se escolhe manter o ressentimento.
Qdo damos importância aos problemas ñ resolvidos ou às promessas ñ cumpridas, alimentamos a mágoa.
Isso aumenta o estresse e rouba nossa alegria.
Perdoar é deixar esses sentimentos ir embora... é a única forma de trazer de volta a PAZ..

Um comentário: